Publicado por: Ricardo Shimosakai | 15/01/2016

Aplicativos ajudam pacientes com deficiência visual


As funções vão desde ferramentas que auxiliam no dia a dia dos pacientes, até um simulador da visão de pacientes que possuem doenças da retinaAs funções vão desde ferramentas que auxiliam no dia a dia dos pacientes, até um simulador da visão de pacientes que possuem doenças da retina

Mais de 35 milhões de pessoas vivem com deficiência visual no Brasil, de acordo com dados do IBGE. Para melhorar a qualidade de vida desses pacientes, a Novartis desenvolveu três aplicativos com diferentes funções que auxiliam o dia a dia de quem enfrenta dificuldades para enxergar.

Os apps ViaOptaNav e ViaOpta Daily acabam de ganhar versões em português e estão habilitados com tutoriais de áudio. Isso permite ao usuário mais independência e confiança para a realização das tarefas diárias como leitura, identificação de objetos e instalações de acessibilidade. Já o ViaOptaSim simula oito doenças oculares, entre elas Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI)3, principal causa de perda de visão em idosos, e Edema Macular Diabético (EMD), doença que mais causa cegueira em idade produtiva2, ambas condições tratáveis e potencialmente reversíveis. O app auxilia os profissionais de saúde a educar os pacientes sobre deficiência visual.

Outra novidade é que os apps foram adaptados para a utilização em relógios inteligentes, como o AppleWatch, permitindo ao usuário navegar com orientação de voz e vibração de seu relógio.

ViaOpta Daily

Reúne seis diferentes funções para ajudar no dia a dia, incluindo recursos de previsão do tempo, lupa, detector de cores e o reconhecimento de pessoas e itens de uso diário, tais como dinheiro e objetos. Com ajuda do dispositivo, o usuário ainda é capaz de apontar a câmera para uma direção e, após alguns segundos, a narração irá informar o que está em sua frente, auxiliando-o a se localizar em ambientes desconhecidos.

ViaOpta Nav

O ViaOptaNav é capaz de identificar informações sobre instalações específicas de acessibilidade em torno dos usuários com deficiência visual, como pavimentação tátil, cruzamentos e semáforos com som. Ele ainda determina a sua posição exata e encontra destinos ou pontos de referência próximos, localizando, por exemplo, farmácias, hospitais, restaurantes e bancos.

Além disso, o app é o primeiro aplicativo de navegação ponto a ponto disponível para smartwatches, como Apple Watches ou dispositivos Android Wear. Ao utilizá-lo, os usuários podem determinar sua posição exata e encontrar destinos ou pontos de referência próximos. Baseado nesses pontos de referência, o ViaOpta Nav passa a guiar os usuários a seus destinos com segurança.

ViaOpta Sim

Simula a visão de oito doenças oculares como glaucoma, retinopatia diabética, edema macular diabético, tração vítreo macular e oclusão da veia central da retina. O simulador auxilia os profissionais de saúde a educar os pacientes sobre a deficiência visual e a importância de procurar um especialista aos primeiros sinais da doença.

Os apps estão disponíveis para Android (http://migre.me/rg590 )  e IOS (http://migre.me/rg59o)

Fonte: Novartis


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: