Publicado por: Ricardo Shimosakai | 09/06/2016

Prefeitura do Rio anuncia projetos a menos de cem dias da Paralimpíada


Prefeitura ainda não decidiu onde vai instalar hashtag da ParalimpíadaPrefeitura ainda não decidiu onde vai instalar hashtag da Paralimpíada

A menos de cem dias dos Jogos Paralímpicos do Rio, a prefeitura anunciou uma série de projetos e medidas que serão tomadas para a realização do evento, que acontece entre 7 e 18 de setembro, logo após a Olimpíada. Entre as novidades está o programa de distribuição de mais de 500 mil ingressos para servidores municipais, estudantes e para frequentadores de instituições que em parceria com a prefeitura desenvolvem trabalhos com pessoas com deficiência.

“Os ingressos serão dados, mas em contrapartida os servidores terão de enviar foto, vídeos e mensagens para publicação no Instagram do programa. Os alunos de 1º. ao 9º ano da rede municipal terão de ter boas notas no primeiro bimestre e os atendidos nas 36 instituições que têm convênio com a prefeitura terão de comprovar frequência nos programas de atendimento”, disse o secretário de governo Pedro Paulo Carvalho, acrescentando que a prefeitura vai gastar R$ 5 milhões com esses ingressos.

O presidente do Comitê Paralimpico Andrew Parsons lembrou que 65% dos ingresso dos jogos custam até R$ 30 e que pela primeira vez a equipe brasileira vai participar de todas as modalidades e com chances reais de medalhas em todas elas. “Posso garantir que vamos ter pódio todos os dias”, disse Parsons.

Entre os legados de acessibilidade, o secretário de Transportes Rafael Picciani destacou o aplicativo Moovit, que vai permitir que as pessoas planejem as viagens, já que concentra informações sobre todos os modais, em 40 línguas diferentes.

Ele também lembrou que a prefeitura investiu muito em transportes de alta capacidade, como o VLT e BRT, assim como apoiou melhorias no metrô e nos trens promovidas  pelo governo do estado.

“Investimos em transporte de alta capacidade que é um legado importante que vai ficar para a cidade. Os ônibus comuns estão em adaptação, quase 50% da frota foi climatizada e tem uma parte sendo adaptada para dar mais acessibilidade. A acessibilidade ainda é um grande desafio, mas já avançamos muito e estamos aproveitando o momento para melhorar os serviços e adquirir novos equipamentos”, disse o secretário.

No setor de transportes também serão disponibilizados transporte de translado de pessoas com deficiência gratuitamente até as arenas de jogos, mas as rotas ainda serão decididas. Mas o serviço estará disponível em todas as arenas de competição. Picciani anunciou ainda que o Rio já tem duas cooperativos de transporte de acesso exclusivo, com 92 veículos na frota. A meta é chegar até a época dos jogos com cem veículos.

O secretário também lembrou que vão ser ampliados os pontos de venda dos cartões de transporte na cidade. Além da internet e das lojas do Riocard, eles também serão vendidos em estações de metrô, BRT, rodoviárias, aeroportos e novos pontos que ainda serão instalados em locais ainda não definidos. O cartão poderá ser utilizado em todos os modais, inclusive intermunicipais, como barcas e trens.

Pedro Paulo lembrou que no quesito acessibilidade, todos os equipamentos esportivos e seus entornos foram adequados para permitir o acesso não só de pessoas com deficiência, mas também idosos e crianças. E citou como letado, as obras do projeto Bairro Maravilha, realizadas em 59 bairros, sendo 20% na Zona Norte e 10% na Zona Oeste. São obras de remodelação de calçadas, com pisto tátil, rampas e sinalização.

“Criamos ainda dez rotas acessíveis que permitem que as pessoas com deficiência possam chegar com tranquilidade à área do Porto Maravilha e aos principais pontos turísticos do Rio. A Paralimpíada é muito importante para a cidade, porque abre a possibilidade para uma cidade inclusiva”, disse Pedro Paulo, logo depois, de junto com outros secretários e atletas revelar a hashtag da Paralimpíada. A prefeitura ainda não decidiu onde ela será instalada.

Fonte: G1


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: