Publicado por: Ricardo Shimosakai | 15/09/2016

Futebol de 7. Paralimpíadas Rio 2016.


As posições dos jogadores são determinadas por suas limitações. Atletas da classe FTSA, com potencial limitado para chutes, costumam ser goleiros.As posições dos jogadores são determinadas por suas limitações. Atletas da classe FTSA, com potencial limitado para chutes, costumam ser goleiros.

COMO TUDO COMEÇOU

O futebol de 7, adaptação do futebol convencional para jogadores com paralisia cerebral ou deficiências similares (sequelas de traumatismos crânioencefálicos ou acidentes vasculares cerebrais), estreou nos Jogos Paralímpicos em Nova York/Stoke Mandeville 1984 e esteve presente em todas as edições dos Jogos desde então.

SOBRE A COMPETIÇÃO

Existem muitas diferenças entre o futebol convencional e o futebol de 7. Como o nome diz, há apenas sete jogadores de cada time em campo – além de sete reservas. Não há a regra de impedimento, e os arremessos laterais podem ser feitos com apenas uma das mãos, rolando a bola para dentro do campo de jogo. As partidas têm 60 minutos de duração, divididos em dois tempos de 30 com um intervalo de 15 minutos entre eles. Já as medidas do campo são menores que as do futebol convencional: 75m x 55m.

Os jogadores são classificados de acordo com o grau de comprometimento físico. A escala vai de 5 a 8 – quanto menor a classe, maior a limitação. Cada equipe deve ter em campo pelo menos um atleta das classes 5 ou 6 e, no máximo, um atleta da classe 8. Os goleiros costumam ser justamente das classes 5 ou 6, já que possuem maior limitação motora.

VOCÊ SABIA?

O Brasil conquistou a medalha de bronze nos Jogos Paralímpicos Sidney 2000 e a de prata em Atenas 2004, mas nunca foi campeão no futebol de 7. O maior vencedor é a Holanda, com três ouros (Seul 1988, Barcelona 1992 e Atlanta 1996), seguida da Rússia (Sidney 2000 e Londres 2012) e da Ucrânia (Atenas 2004 e Pequim 2008).

Para ter informações mais completas a respeito desta modalidade e qual a melhor maneira de assisti-la nos Jogos Paralímpicos, baixe o guia a seguir clicando no link Rio 2016. Guia do espectador – Futebol de 7

Fonte: Rio 2016


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: