Publicado por: Ricardo Shimosakai | 11/10/2016

Alemanha vira um dos países mais acessíveis do mundo para turistas com deficiências


parque-de-esportes-filu-em-leck-schleswig-holstein-inclui-deficientes-nas-aventurasParque de esportes Filu, em Leck (Schleswig-Holstein) inclui deficientes nas aventuras

Além de rotas especiais, museus, atrações e hotéis adaptados, o país colocou em prática até passarelas em parques natuerais que recebem turistas com qualquer tipo de deficiência. No próximo ano, o turismo do país inclusive vai disponibilizar a lista de todos os hotéis acessíveis no país.

As adaptações atendem a pessoas com restrições temporárias de mobilidade, pessoas com deficiências cognitivas ou físicas permanentes, que usam cadeiras de rodas, deficiência visual ou auditiva total ou parcial. Muitas vezes, idosos, famílias com carros de bebê e gestantes também se sentem aliviados de poder usar as ofertas de acessibilidade.

De acordo com Olaf Schilieper, gerente de inovações do DZT, o Centro de Turismo Alemão, as mudanças são prioridade no governo alemão, que as vêm colocando em prática de dez anos para cá.

— Trata-se de um um projeto de acessibilidade turística no país inteiro.

Parques naturais, resorts de luxo e contos de fadas para todos

Na região de onde saíram lendas e contos de fadas mundialmente famosos, como o Flautista de Hamelin e Cinderela, muitos dos caminhos podem ser visitados de bicicleta e cadeira de rodas para trilhas. Trata-se da região de A Weserbergland.

É interessante ver que parques  inteiros foram adaptados para que todos possam curtir, como o Parque Nacional Hainich pertence ao patrimônio mundial da UNESCO. A trilha de arvorismo, além de diversas trilhas de caminhadas, são acessíveis para cadeirantes e dispõem de placas de informação em Braille. A trilha de experiências “Brunstalweg” oferece um sistema de orientação para cegos e um audioguia.

Na famosa Floresta Negra, cadeirantes podem curtir a paisagem lá do alto, no meio da copa das árvores. Da trilha de arvorismo em Waldkirch, a uma altura de 23 metros, os visitantes desfrutam de uma vista totalmente livre para as montanhas do parque natural da Floresta Negra e para o vale do Reno, com a montanha de Kaiserstuhl.

um-passeio-pela-copa-das-arvores-possibilita-cadeirantes-ter-vista-privilegiada-no-hainich-national-parkUm passeio pela copa das árvores possibilita cadeirantes ter vista privilegiada no Hainich National Park

Deficientes visuais também podem curtir o país com recusos especialmente pensados para eles. A trilha florestal em Amelungskopf foi criada especialmente para esse público.

Também é adequada ao uso de bengalas, permitindo assim percorrer a trilha com autonomia.

Com luxo e facilidades, localizado na beira do Mar Báltico, o resort Strandoase Warnemümde tem cadeiras de rodas para banho, cadeiras de praia especiais reservadas em plataformas próprias para cadeirantes, restaurante na praia, spa e fisioterapia.

O governo alemão tem um guia em português que mostra todas as adaptações e roteiros excelentes para pessoas com deficiência. Você pode baixar o PDF ao acessar este link.

Fonte: R7


Responses

  1. Muito bom! uma maravilha esse guia da Alemanha de acessibilidade.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: