Publicado por: Ricardo Shimosakai | 18/11/2016

RPPN em Curitiba vai abrir trilha com acessibilidade


inauguracao-esta-prevista-para-o-dia-26-de-novembro-equipamento-permitira-total-acesso-a-pessoas-com-mobilidade-reduzida-e-deficiencias-sensoriaisInauguração está prevista para o dia 26 de novembro. Equipamento permitirá total acesso a pessoas com mobilidade reduzida e deficiências sensoriais

Estão em fase de conclusão as obras de construção da trilha com acesso a deficientes na Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Airumã, em Curitiba (PR). A RPPN tem a supervisão do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

A previsão é que o equipamento seja inaugurado em 26 de novembro, “dia da Floresta da Apave”, como definiram os integrantes da Associação dos Protetores de Áreas Verdes, a Apave, que fica em Curitiba, no mesmo local da RPPN.

A proprietária da reserva e também presidente da Apave, Terezinha Vareschi, disse que a área externa da trilha foi construída em parte com blocos de concreto intertravados, conhecidos como “pavers”. “Eles foram descartados por apresentar pequenos defeitos de fabricação mas isso não os invalidou para nosso objetivo”, explicou ela.

Ainda segundo Terezinha Vareschi, a parte interna do bosque, que é elevada para permitir a passagem de fauna e mínima intervenção na flora, foi executada em “madeira plástica”, produzida a partir de resíduos de madeira e de plásticos inservíveis ao reuso humano, transformados em material inerte e resistente ao ataque de fungos e insetos, praticamente eliminando custos de manutenção.

De acordo com a proprietária, a trilha foi planejada e construída rigorosamente dentro dos parâmetros preconizados pela NBR 9050, regra de acessibilidade da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), de forma a proporcionar total acesso a pessoas com mobilidade reduzida e com deficiências sensoriais.

Serviço:

A RPPNM Airumã (http://airumaestacaoambiental.blogspot.com.br/) fica na Rua Fredolin Wolf, 3539, Curitiba (PR), onde também está sediada a Apave (Associação dos Protetores de Áreas Verdes, cuja presidente é a dona da reserva, Terezinha Vareschi.

Fonte: ICMBio


Deixe um comentário

Categorias