Publicado por: Ricardo Shimosakai | 08/07/2010

Livro Digital “Acessibilidade e Inclusão no Turismo”


A procura de estudantes e profissionais do turismo em obter mais conhecimento sobre o segmento de pessoas com deficiência e sua relação com o turismo, é algo que vem crescendo muito nos últimos tempos. Porém, a falta de material sobre o assunto também é grande. Percebendo essa disparidade, Ricardo Shimosakai decidiu fazer uma coletânea de diversos materiais sobre o assunto num único lugar, e aproveitando as tecnologias para agregar praticidade e baixo custo, colocou esse acervo num ambiente de nuvem digital.

Este livro digital contém textos e apresentações em diversos formatos eletrônicos, arquivos de som, vídeos, fotos, reportagens e artigos acadêmicos relacionadas à acessibilidade e inclusão da pessoa com deficiência e mobilidade reduzida no turismo. Há materiais de diversos autores, dando abertura para opiniões e conceitos variados. Também abrange uma linha de tempo ampla, onde pode apresentar informações ultrapassadas para a atualidade, porém muito útil para entender a evolução deste segmento. Além disso, materiais de produtos, serviços e conceitos atualizados nas práticas mais recentes. São materiais predominantemente relacionados ao turismo acessível no Brasil.

Para adquirir o material, o interessado deve fazer um pedido através do email ricardo@turismoadaptado.com.br solicitando dados bancários para efetuar o depósito no valor de R$35,00. Assim que o depósito for efetuado e identificado na conta corrente, o material será enviado através do email, com um link para ter acesso ao diversos materiais indicados anteriormente.

Ricardo Shimosakai é Bacharel em Turismo pela Universidade Anhembi Morumbi/ Laureate International Universities, atua desde 2004 no segmento de Turismo Acessível. Diretor da Turismo Adaptado. Membro da SATH (Society for Accessible Travel and Hospitality) e ENAT (European Network for Accessible Tourism) e CIDCCA (Consejo Iberoamericano de Diseño, Ciudad y Construcción Accessible). Palestrante internacional e docente em cursos de Pós Graduação e MBA da Escola Roberto Miranda de Educação Corporativa. Criou a primeira operadora de turismo acessível da América Latina, e implantou projetos de acessibilidade em destinos de diferentes regiões. Atualmente participa da elaboração e divulgação do Programa de Acessibilidade Hoteleira, Curso Online de Acessibilidade e Inclusão, além de manter o mais completo e atualizado site informativo sobre turismo acessível, suportado também pelas diversas mídias sociais encontradas no mercado, como facebook, twitter, YouTube, Instagram, LinkedIn entre outros.


Respostas

  1. Olá, conheci seu site através de uma reportagem que li falando sobre uma viagem sua para machu picchu, mas não vi nada sobre aqui no site. Gostaria de informações sobre como fazer essa viagem.

  2. Gostaria de adquirir o livro digital, qual o valor do livro e quais os dados bancários para depósito. Quanto tempo leva mais ou menos para este
    livro chegar pra mim. após o depósito. Fico no aguardo. Obrigada. Mariane

  3. Bom dia Ricardo gostaria de saber se já foi a Marrocos? Se sim que informações me poderia dar?
    Agradecida
    Abraços
    Sofia Mendes

  4. Ricardo! Gostaria de receber o livro na versão impressa e digital. Você poderia me passar essas informações ?
    Muito obrigada
    Um forte abraço
    Amanda Tojal

  5. Bom dia!
    Estou concluindo minha graduação em Turismo e o meu TCC será sobre turismo adaptado e quero muito ler seus livros para ter uma base para meu trabalho, queria saber como faço para ter acesso.
    Muito Obrigada pela atenção!

    • Olá Viviane,
      Enviei um email para você com as informações para adquirir o Livro Digital ‘Acessibilidade e Inclusão no Turismo’. Caso não tenha recebido, faça seu pedido novamente através do email ricardo@turismoadaptado.com.br. Obrigado!

  6. Ricardo, boa tarde. Por favor, estou fazendo uma pesquisa para um artigo sobre os países mais adaptados para cadeirantes e gostaria de saber se você conhece alguma pesquisa que apresente dados estatísticos para eu utilizar.

    Desde já agradeço sua atenção.

    Abs!

    • Olá Carolina, já respondi seu email particular. Obrigado.

      • E qual foi o local que você disse para ela? É que meu marido viaja muito, ele tem lesão medular completa (T12, L1 e L2), ele gosta de conhecer novos lugares, mas muitos dos que fui com ele vi que não são acessíveis e não é engraçado ter que contar com a ajuda dos outros, nem sempre vai ter alguém para ajudar.

        • Olá Luli, a Carolina não estava procurando exatamente destinos adaptados, e sim uma pesquisa sobre esse assunto. Mas dizer um pais acessível é relativo, depende das escolhas que você faz. Quando quiser viajar, nos procure, pois organizamos sua viagem com acessibilidade. Mande um email para ricardo@turismoadaptado.com.br com sua solicitação.

  7. Olá Ricardo Bom dia,

    Estou fazendo um Projeto de Mestrado em DIREITO AMBIENTAL, mas dentro minha linha de pesquisa pro DiR Constitucional o que coincidiu com o tema ACESSIBILIDADE AO PATRIMÔNIO PÚBLICO TOMBADO SEM DESCARACTERIZAR O AMBIENTE PRESERVADO.

    E achei perfeito encontrar na internet o seu ponto de vista acerca do assunto, sendo que vc mesmo conhece isso mais a fundo, quero adquirir esse seu livro pra estudá-lo e agregar seu posicionamento em minha pesquisa =)

    Entrarei em contato novamente

  8. […] O Livro Digital “Acessibilidade e inclusão no turismo”, um DVD organizado por Ricardo Shimosakai, contendo textos e apresentações em diversos formatos eletrônicos, arquivos de som, vídeo e foto relacionados à acessibilidade e inclusão da pessoa com deficiência e mobilidade reduzida no turismo. Para adquirir o material, veja mais informações acessando o link Livro LIVRO DIGITAL ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO NO TURISMO […]

  9. Ola Ricardo enviei um email agora solicitando os dados bancarios, fiquei muito interessada no assunto e vou utilizar o material no meu projeto conforme lhe informei pelo face. Gostaria de saber mais… Obrigada!

    Leticia

  10. Sou professor do curso de turismo, e ministro a disciplina de arquitetura, estou trabalhando a questão de acessibilidades. vou divulgar este belíssimo trabalho realizados por você.

    • Me formei em Turismo e mantenho uma relação muito estreita com o universo acadêmico. Estou ministrando uma aula de projetos de acessibilidade num curso de pós-graduação em arquitetura hoteleira. Espero expandir esse conceito para diversos lugares do Brasil

  11. Olá Ricardo,

    Já te mandei 2 e-mail, solicitando o seu livro, preciso urgentemente dele, estou fazendo meu TCC, sobre acessibilidade em Curitiba, e sei que no seu livro..posso me basear bastante e colocar você em minhas citações…

    • Não recebi nenhum de seus email, deve ter ocorrido algum erro. Está enviando para o email ricardo@turismoadaptado.com.br ? De qualquer forma, estarei enviando as instrições para adquirí-lo no seu email identificado por aqui.

  12. E gostaria de saber se no livro também fala sobre a acessibilidade para pessoas com deficiencia auditiva, pois estou fazendo trabalho que aborda esse assunto.

    Desde já agradeço

    • Para adquirir o material, o interessado deve fazer um pedido através do email ricardo@turismoadaptado.com.br solicitando dados bancários para efetuar o depósito. O livro digital aborda também a deficiência de um modo geral, e a deficiência auditiva em específico, e a relação com o lazer e turismo.

  13. Olá, eu gostaria de saber quanto é o livro?

  14. OLÁ, ESTOU FAZENDO MINHA MONOGRAFIA VOLTADA PARA O CADEIRANTE, GOSTARIA DE SABER COMO POSSO ADQUIRIR O SEU LIVRO.
    FICO NO AGUARDO.
    ATT,
    NEILY MENEZES

    • Olá Neily,
      Mande um email para ricardo@turismoadaptado.com.br fazendo sua solicitação. Será enviado a conta para você fazer o depósito, e em seguida enviado o material à você pelo correio.

    • Olá Nelly!
      Eu também estou fazendo minha monografia sobre este assunto.
      Será que pode me ajudar?

  15. Olá Ricardo, tudo bem?
    Gostaria dos dados bancários para aquisição do livro. Também gostaria de conversar com você pessoalmente. Te deram retorno em relação a parceria no Expresso Turístico? Quando tiver um tempinho, me ligue!

    Miriam
    91685680

    Se for mandar e-mail, por favor, copie também no miriamrenata@terra.com.br. ; a minha caixa da CPTM, lota-se muito facilmente.

    Grande abraço!

    • Olá Miriam,
      estarei enviando os dados bancários para efetuar o depósito através do seu email. Quanto à parceria do Expresso Turístico não me deram um retorno, se quiser meus telefones são (11)9854-1478 e (11)3846-6333
      beijos!

  16. Boa tarde,

    Gostaria de saber como ter acesso ao livro digital, em Portugal.

    Parabéns pela fantástica iniciativa.

    Atenciosamente

    Paula Reis

    • Olá Paula,
      o processo seria o mesmo, somente teria uma taxa adicional referente à postagem. uma vez que o destino é para fora do Brasil. Já fiz um procedimento assim para a Inglaterra. Se confirmar seu interesse, eu verifico quanto será o valor e lhe passo. Beijos

      • Bom dia Ricardo,

        Como estão o Turismo pelo Brasil, em especial para pessoas com deficiência?

        Gostaria de saber o valor que teria de pagar pelo livro, portes de correio e em que moeada.

        Aguardo uma resposta da sua parte.

        Atenciosamente,

        Paula Reis

        • Olá Paula,
          O livro digital é enviado pelo correio, então peço que me envie seu endereço completo para o email ricardo@turismoadaptado.com.br para que eu possa calcular os custos de postagem. E também verificarei a melhor maneira para conversão do valor do material e a maneira a ser paga.
          obrigado

  17. Gostaria de saber quantos dias leva para chegar aqui no Rio de Janeiro se o dinheiro for depositado amanhã? Pois estou precisando urgente de informações sobre o assunto.

    • Olá Raquel, chega essa semana em poucos dias, mas não posso afirmar por um serviço que não é meu, e sim dos correios. Se quiser agilizar, faça a transferência bancária o quanto antes, que eu já preparo e envio o material.

  18. Estou enviando um e-mail para pedido!

    • Olá Larissa,
      Recebi seu email solicitando os dados para adquirir o Livro Digital. Já estou retornando, e aguardo seu comprovante do depósito com seu endereço completo. Obrigado!


Deixe um comentário

Categorias