Publicado por: Ricardo Shimosakai | 01/10/2010

Buggy adaptado permite que cegos dirijam


Dirigir um carro é um prazer que envolve vários sentidos, principalmente a visão. Por conta disso, até agora era impossível que um cego pudesse assumir o controle de um automóvel. Até agora porque uma aliança entre a Universidade da Virgínia, o Colégio de Engenharia e Tecnologia da Virgínia e a Federação Nacional dos Cegos, todos nos Estados Unidos, desenvolveram o primeiro carro onde uma pessoa cega pode dirigir de forma independente.

Demorou apenas dois semestres por nove estudantes de graduação e três mil dólares em financiamento inicial para adequar o veículo para um motorista cego, para executar com segurança as três fundamentais tarefas de condução: navegar através de um curso de condução curva definida por uma única faixa de tráfego cones, regular a velocidade dentro de um limite pré-definido, e apresentam capacidade de parada de emergência suficientes para evitar a colisão com um obstáculo. Os pesquisadores estão mostrando seus resultados na 16° National Instruments NI Week 2010.

O peculiar veículo, um protótipo por enquanto, é um buggy equipado com vários sensores a laser que detectam os objetos ao redor e transmitem um sinal por modo de vibração a um colete que os cegos devem usar. Por meio deste sinal eles podem saber quando virar para esquerda ou para direita. O sistema ainda integra um comunicador por voz que orienta com frases sobre o caminho que o condutor deve fazer, por meio de fones de ouvido.

Os pesquisadores também desenvolveram um protótipo de um mapa tátil, que é conceitualmente semelhante a uma grade de alta resolução de braille regenerativa. Semelhante aos minúsculos furos em uma mesa de air hockey, um mapa físico é gerado pela passagem de ar comprimido através de pequenos pixels para representar os obstáculos em torno detectado pelo telêmetro laser.

Potencial das tecnologias spin-off poderia ajudar motoristas idosos com visão, bem como servir como dispositivos de alerta precoce e de redução das colisões para todos os ambientes de condução, especialmente em más condições meteorológicas ou condições de baixa visibilidade.

Clique no link a sequir e veja o vídeo da reportagem deste projeto Buggy para Cegos


Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: