Publicado por: Ricardo Shimosakai | 02/07/2012

iLIBRAS, o serviço telefônico para surdos usuários da Língua Brasileira de Sinais


Por Lak Lobato

Um dos maiores empecilhos para surdos, oralizados ou não, é a dificuldade de resolver certas coisinhas que só podem ser resolvidas via telefone. É marcar médico, pedir pizza, desbloquear cartão de crédito, etc…

E, até o momento, não importa o quanto a gente peça acessibilidade, a maioria das empresas empurra a gente pro obsoletissimo TDD (telefone de surdos) que é uma máquina cara e ultrapassada, que praticamente ninguém tem em casa e só liga para outra máquina igual. E, pior, as empresas NÃO disponibilizam todos os serviços telefônicos por esse trambolho.

Eduardo Prarisi, ele próprio surdo oralizado, cansado desse descaso das autoridades para conosco, resolveu criar uma central de intérpretes para nos ajudar essa hora. O serviço pode ser feito por chat, email ou SMS, e um ouvinte resolve para nós, por telefone.

Admito que, apesar de achar o máximo, nunca utilizei o serviço, então pedi pra uma amiga, Renata Lé, usuária do iLIBRAS, para relatar como utilizar esse serviço.

Nas palavras dela mesma:

“iLIBRAS

Outro dia, conversando com algumas amigas sobre a iLIBRAS (www.ilibras.com.br) e resolvi experimentar. É uma central telefônica de intermediação entre surdo e ouvinte pelo chat on line, sms ou email. Recomendo para todos os surdos e deficientes auditivos porque é um serviço prestativo e eficiente. Têm três formas de comunicação: chat, email e sms. Funciona de 2ªf a sábado das 8h00 às 22h00, infelizmente, ainda estão com horário restrito mas estão estudando ampliar o serviço para 24 horas e 7 dias da semana. A mensalidade é de R$ 18,90 por mês.

Primeiro, você pode pedir para conhecer por 3 dias, você deverá se cadastrar no site colocando seus dados conforme irão pedir. Depois de cadastrar, você manda um email (sac@ilibras.com.br) solicitando 3 dias para experimentar e conhecer, com direito a 3 ligações por dia. Após a degustação, se desejar continuar é só fazer o pagamento com cartão de crédito através do PAGSEGURO no próprio site (podem pagar que é tranqüilo e seguro, somente façam em seus computadores/notebook e nunca utilize o pagamento em locais públicos como lan house) e usufruir dos benefícios, dando toda a autonomia que um ser humano merece porque afinal ficar dependente de alguém para fazer nossas ligações é ruim pois nem sempre as pessoas tem boa vontade.

E funciona assim: Entra no site iLIBRAS, digita o login e a senha. Após isso, clique em qual forma de atendimento deseja, sms, chat ou email. Se escolher chat online, pedirá sua identificação e é só aguardar algum atendente te atender. Feito isso, deverá se identificar e informar o numero de telefone e nome da pessoa com quem deseja entrar em contato. E o atendente fará a ligação e assim que a pessoa do outro lado da linha atender, você será informada e começará a comunicação. O que você escrever, o atendente lerá e falará para a pessoa do outro lado da linha. A pessoa irá responder ou passar outro recado para o atendente e ele escreverá para você ler e assim por diante.

Já testei o chat e sms, o sms demora um pouco pra responder pois pode haver falhas de sinal já que pode ocorrer de alguns clientes enviarem muitos sms ao mesmo tempo, afinal, tem clientes do Brasil inteiro, mas no chat é rapidinho e online. Creio que com o email deve ser da mesma forma que sms, manda email com seus dados e o dados da pessoa, como nome e telefone, e o recado que quer passar.

Com a iLIBRAS, você pode fazer ligações para telefones fixos e celulares para qualquer lugar do Brasil e compensa muito comparando se fosse usar o telefone convencional cobrando por minuto a cada ligação feita. O preço é acessível para todos.

O serviço iLIBRAS é muito bom para adquirir sua independência ao ligar para marcar médico ou exames, pedir autorização de exames, pedir informações sobre alguma coisa, solicitar um taxi, pedir pizza ou comida, ligar para familiares ou amigos que não são atenados com o mundo cibernético e que não gostam de conversar assuntos complexos por sms. E podemos acessar em qualquer computador que tenha internet bastando somente digitar seu login e senha. Se seu smartphone tiver acesso a internet, também poderá conseguir acessar enviando um email e aguardar resposta.

Eu, simplesmente, amei o serviço, meu deu uma sensação de liberdade e autonomia muito gostosa e sem ter que ficar ouvindo as pessoas reclamarem porque a ligação demora, ou porque está ocupado ou por algum motivo que não entendem que tendo essa postura nos chateiam. E por cima, pensando no custo X benefício compensa muito porque já utilizei muito o TDD (telefone para surdo e obsoleto, pois é um aparelho muito caro e só dá para comunicar diretamente se a outra pessoa tiver TDD) e o serviço de intermediação da telefônica, o 142, é muito lento e demorado, fora que as minhas contas vinham altíssimas só por ficar esperando a resposta do atendente na linha, chegou a me ajudar bastante mas a iLIBRAS, superou e veio salvar os surdos e deficientes auditivos que estão sempre ligados em novas tecnologias e muitos usam e tem internet o que também facilita muito a comunicação. Recomendadíssimo…”

Fonte: Desculpe, não ouvi!


Deixe um comentário

Categorias