Publicado por: Ricardo Shimosakai | 30/03/2013

Mat Fraser. Artista e atleta britânico, nasceu com Focomelia em ambos os braços.


The Freak and the Showgirl, espetáculo estrelado por Mat Fraser no DadaFestThe Freak and the Showgirl, espetáculo estrelado por Mat Fraser no DadaFest

Mat Fraser, 49 anos, britânico, é um cantor de rock e ator. Entre 1980 e 1995, ele era um baterista. Fraser nasceu com focomelia em ambos os braços, devido ao medicamento talidomida que sua mãe tomou durante a gravidez.

Como artista ele era membro do grupo de arte de performance  de “O DHSS” no início de 1990. Ele foi incluído no livro de Manuel Vason de “Exposures” e já se apresentou em vários locais de renome internacional. Em 1999, ele trabalhou em um evento conhecido como “Wrong Bodies” no Instituto de Arte Contemporânea. Como ator, ele se apresentou com a “Companhia de Teatro Gréias”, companhia de teatro da Europa. Ele é o criador e intérprete principal em um jogo novo chamado Talidomida Musical. Ele também trabalha na BBC Ouch! Podcast.

Fraser tem aparecido na televisão, tanto como apresentador e como ator, em uma série de produções, incluindo metrossexualidade. Ele também é um artista marcial, pois estudou hapkido, taekwondo, Karatê. Seu novo filme Kung Fu Flid foi lançado em 2009, estrelado por Faye Tozer, Frank Harper e Terry Stone.

Focomelia

A focomelia é uma anomalia congênita que impede a formação normal de braços e pernas. Caracteriza-se pela aproximação ou encurtamento dos membros do feto, tornando-os semelhantes aos de uma foca. Por vezes os ossos longos estão ausentes e mãos e pés rudimentares se prendem ao tronco por ossos pequenos e de forma irregular.

Foi comum na década de 50 pelo uso da talidomida por um grande número de mães.

Não raro em vez da falta de membros ocorrem outras anomalias e os fetos podem chegar a ter dedos a mais (polidactilia), ausência de membros (amelia) ou outros membros (dismelia). Pode ser completa, quando a mão se implanta diretamente no tronco. Representa apenas 0,8% dos defeitos congênitos do membro superior.

A focomelia é normalmente rara em humanos, sendo conseqüência natural de síndromes (síndrome de Holt-Oram, em que afeta um em cada 100.000 nascidos) ou da administração de drogas teratogênicas durante a gravidez (como a talidomida, proscrita do meio médico em 1961).

Fonte: Deficiente Ciente

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: