Publicado por: Ricardo Shimosakai | 16/12/2010

Parque Nacional Serra da Capivara – acessibilidade para conhecer a arqueologia no Piaui


O Parque Nacional Serra da Capivara está localizado no estado do Piauí, em uma área de 129.140 hectares do sertão semi-árido nordestino, que abrange os municípios de São Raimundo Nonato, João Costa, Brejo do Piauí e Coronel José Dias. Encontra-se na fronteira de duas grandes formações geológicas, a bacia sedimentar Maranhão-Piauí e a depressão periférica do rio São Francisco.

É o único parque arqueológico do mundo com clima e formações típicas da Caatinga, além de uma das últimas áreas do sertão que ainda contam com biodiversidade rica e preservada. Considerado Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco e declarado pela ONU “unidade de conservação com melhor infraestrutura da América Latina”, o Parque contém mais de mil sítios arqueológicos, muitos dos quais ainda pouco estudados.

Cerca de 600 deles contêm pinturas e grafismos rupestres, onde podem ser encontrados, aproximadamente, 25 mil registros que revelam aspectos do dia-a-dia do homem americano – como rituais, guerras e cenas domésticas – há 100.000 anos. Com as pesquisas e descobertas realizadas até o momento, segundo os responsáveis pelo Parque, foi possível revisar e atualizar teorias que apontavam a chegada do homem às Américas há apenas 12 mil anos.

O acervo do Parque é formado, também, por sítios ao ar livre, antigas aldeias ou acampamentos de povos que viviam da caça e da coleta de ovos, frutas, mel, raízes e tubérculos; assim como sítios funerários ou arqueo-paleontológicos. Do total de sítios, 172 sítios podem ser visitados pelo público em geral, sendo 16 acessíveis a pessoas com deficiência física.

A Associação Sãoraimundense de Deficientes Físicos – ASADEF já realizou uma excursão ao Parque Nacional Serra da Capivara. Os cadeirantes ficaram maravilhados com a acessibilidade aos principais sítios, pois os mais importantes deles possuem rampas de madeira ou cimento. “Enquanto muitas cidades, como a nossa, ainda hoje se esquecem da pessoa com deficiência física, a direção do Parque Nacional Serra da Capivara, há alguns anos já teve essa louvável preocupação”, acrescentou Salvador de Castro, presidente da ASADEF.

A excursão teve a participação de 19 pessoas, sendo 11 sócios (8 com deficiência física), e 8 acompanhantes. Eles visitaram o Sítio do Meio, Boqueirão da Pedra Furada, Pedra Furada, Mangueiras e Cerâmica Barreirinho – local de confecção e venda de cerâmicas.

Foi um momento inesquecível, pois algumas das pessoas com deficiência raramente têm o oportunidade de sair de casa e sua maioria jamais tinha tido a oportunidade de conhecer o Parque Nacional Serra da Capivara e todos ficaram encantados com as belezas do local.

Fonte: saoraimundo.com


Respostas

  1. […] Assista ao vídeo de como foi a visita do grupo ao Parque da Serra da Capivara. […]

  2. adorei conhecer o parque de vcs adorei

    • Olá Cibelle,
      você já foi visitar o parque ou gostou de conhecer pela matéria que foi publicada? Caso queira ir, fale conosco que a gente vai dar todas as condições além do passeio para que a viagem traga somente ótimas lembranças

  3. […] assistir ao vídeo de como foi a visita do grupo ao Parque da Serra da Capivara? Então clica aqui no link. […]

    • Obrigado por replicar nossa matéria. Vocês possuem algum pacote turístico acessível para Piaui? Se tiverem me passem informações, e caso ainda não tenham, que tal elaborar conosco essa oferta? Obrigado

      • Ricardo,

        nós trabalhamos de acordo com as necessidades do cliente. Dependendo da demanda talvez tenhamos que consultar transportes adequados para a realização da viagem, você poderia descrever como poderíamos ver a melhor maneira do pacote turístico acessível?

        • Na maioria das vezes realizamos um atendimento personalizado, verificando as necessidades e habilidades de cada pessoa. Mas também precisamos conhecer como é o local, para saber quais as opções acessíveis, o que pode ser adequado, e assim saber sugerir e informar ao cliente. Realizar uma visita técnica inicial, seria o ideal. Entre em contato conosco através do email ricardo@turismoadaptado.com.br. Abraços!


Deixe um comentário

Categorias