Publicado por: Ricardo Shimosakai | 14/08/2011

Deficientes visuais iniciam curso para jurado de bateria no Carnaval de São Paulo


No último domingo (07/08) teve início o primeiro curso de formação de jurado de bateria especialmente criado para pessoas com deficiência visual. A capacitação, de três meses, foi idealizada pela União das Escolas de Samba Paulistanas (Uesp) com o objetivo de formar avaliadores que se concentrem exclusivamente no som e ritmo produzido pelas escolas, sem o risco de serem influenciados por atributos visuais, como fantasias ou coreografias.

O treinamento terá três etapas: na primeira, os participantes recebem aulas teóricas de percussão; na segunda, partirão para as aulas práticas; e na terceira, vão aprender técnicas para avaliação que serão usadas durante os desfiles. A iniciativa – uma parceria entre e a Uesp e a São Paulo Turismo (SPTuris) – foi inspirada no projeto “Carnaval Paulistano: Só Não Vê Quem Não Quer”, que levou 45 pessoas com deficiência visual para acompanhar de perto os ensaios, a concentração e os desfiles do Carnaval de 2011.

Neste projeto, durante as 3 noites de desfile das escolas de samba do Carnaval Paulistano, havia um camarote especial no sambódromo, equipado com recursos que permitiram acessibilidade para 25 pessoas com deficiência visual e seus respectivos acompanhantes. E mais: os participantes também visitaram o ensaio de uma escola de samba e a concentração dos carros alegóricos. Veja a matéria completa sobre este projeto realizado ano passado acessando o link Carnaval Acessível de São Paulo 2011: Só não vê quem não quer

“Temos desenvolvido diversos projetos para tornar o Carnaval uma festa ainda mais acessível. Projetos como esse são importantes não só porque agregam ainda mais qualidade ao evento, mas também porque fazemos da nossa cidade mais criativa e mais inclusiva, estimulando as potencialidades de todos”, disse Caio Luiz de Carvalho, presidente da SPTuris.

Fonte: Mercado e Eventos


Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: